top of page
  • Foto do escritorRosimeire B Wancelotti

Será que você é um comedor ou comprador compulsivo?

Atualizado: 26 de dez. de 2019


Ingere alimentos em exagero? - Costuma sentir-se culpado ou envergonhado depois? - Come mesmo sem ter fome? - Sente-se frustrado por não conseguir parar de comer em alguns episódios? - Às vezes come escondido?

Saiba que aproximadamente 50% dos compulsivos também sofrem de depressão. Se você respondeu "sim" às perguntas acima, você precisa de tratamento psicoterápico e, talvez, também psiquiátrico. Sem a compulsão tratada não é indicado que você faça a cirurgia bariátrica, e se o fez, possui grande chance de não atingir sua meta ou reganhar peso ao longo do tempo, comprometendo o sucesso de seu tratamento cirúrgico.]


Muitos pacientes, antes mesmo de operar, já mostram sinais do hábito de comprar por impulso. Depois da cirurgia, com a limitação da ingesta de alimentos, tal hábito pode passar realmente a uma compulsão. "A compulsão por compras é mais grave do que se pode imaginar. É tal qual um vício em drogas ou jogo. Quem sofre do problema necessita de tratamento adequado, que envolve tanto acompanhamento médico quanto psicológico. É preciso cortar o ciclo vicioso, uma vez que a compra compulsiva é antecedida por um desejo incontrolável e, no ato da compra em si, o indivíduo vivencia um grande sentimento de alívio (prazer), seguido de culpa e remorso pelo fracasso frente à compulsão. Assim, novamente o compulsivo é tomado por uma sensação de ansiedade muito grande, que só é aliviada com novas compras. É comum que as pessoas portadoras do problema comprem coisas absolutamente desnecessárias ou roupas repetidas (de várias cores), sejam elas caras ou não, somente pelo prazer de comprar ou para aliviar suas ansiedades. Em casos mais graves, acumulam quinquilharias, bugigangas e caixas em seus armários, quartos, salas, até perderem totalmente os espaços dentro de suas próprias casas." Observe se este é seu caso. Assista o filme sugerido a seguir. Apesar de ser uma sátira, dá uma ideia do que se passa com quem sofre desse mal. Procure ajuda! Compulsão por compras é uma doença!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page