​Psicoterapia para Crianças

A criança se encontra em desenvolvimento contínuo, descobrindo o mundo e se descobrindo continuamente. Por vezes se depara com questões de seu mundo interno e/ou externo difíceis de serem vividas e compreendidas. Quando certas questões se apresentam de forma muito intensa ou duradoura, podem transformar-se em sintomas. Os sintomas revelam sofrimento emocional, podendo interferir em diversas áreas da vida: escolar, familiar, amizades, saúde. Com o tempo uma forma pouco adaptada de lidar com as situações da vida pode consolidar-se, juntamente com um conceito distorcido de si e de suas possibilidades, com prejuízos significativos no seu processo de desenvolvimento. 

Na Psicoterapia Infantil são utilizados recursos lúdicos (brinquedos, jogos, desenhos) para compreender o significado e a função dos sintomas. O objetivo é ajudar a criança a expressar suas emoções, bem como identificar, nomear, discriminar e lidar com elas de maneira mais adaptativa, que lhe gere menos sofrimento. Desenvolvendo novas possibilidades para lidar com as situações, a criança melhora sua interação com o mundo.

A Orientação de Pais ainda é parte da terapia infantil é parte fundamental do processo da Psicoterapia Infantil. Não é raro a criança apresentar problemas como forma de expressão de disfunção do sistema família, e muitas vezes originados por conta da relação pai/mãe. Desta forma, um olhar sistêmico ajuda na compreensão dos sintomas da criança. Os pais terão papel fundamental para boa evolução do tratamento, pois lhes caberá, em parceria com o terapeuta, compreender e rever seus próprios comportamentos que podem ter implicação direta na vida da criança e no seu relacionamento com ela. 

© 2019 - Rosimeire Balog Wancelotti - Psicóloga - CRP-SP: 06/81722

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram ícone social